« Home | IRC x Brasnet » | Pessimismo? » | 5 meses » | Feijão » | Nostalgia » | Déjà vu? » | Viagem 2.0 » | Religião » | Retrospectiva » | Distância » 

5.6.07 

ETA & Euskal Herria

Quem me conhece um pouco mais sabe que eu tenho uma grande admiração pela cultura (em especial a língua) basca. E sempre procurei ficar informado sobre o que se passa pelas bandas de Gipuzkoa e Biskaia. E fico surpreso ao ouvir na rádio CBN hoje de manhã que o grupo terrorista/separatista ETA (Euskadi Ta Azkatasuna, ou Pátria Basca e Liberdade em basco) encerrou o cessar-fogo com o governo espanhol, formalizado a pouco mais de 1 ano. De acordo com o grupo, isso deveu-se a uma decisão "equivocada" do governo, também conseqüência das acusações da polícia, que declarou que um ataque terrorista do ETA era iminente.


Então entra a parte que eu gostaria de discutir... será que atos terroristas são mesmo a melhor solução para a solução em Euskal Herria? Há anos a parte "linha dura" do ETA é uma mísera minoria com menos de 50 pessoas, que continuam firmes ao propósito de usar a violência como instrumento de separatismo. Não é a melhor opção, mas é uma opção. Talvez o que realmente falte para a independência do País Basco sejam atitudes mais arrojadas. O governo espanhol não aparenta ceder, então o POVO euskadi também precisa agir. Não se costuma ouvir sobre manifestações sobre uma possível separação, nem coisa parecida.

Mais do que um admirador da cultura basca, sou absolutamente a favor da separação. Mas existem outros pontos pendentes... os problemas pendentes sobre a parte francesa (cujo governo ignora totalmente a existência dessa comunidade independente) e sobre a região de Navarra. Autonomia não basta, mas diálogo e atitudes concretas sim.

EUSKERA!

A maior parte da população basca não quer a independência, isso já foi tema de pesquisas. Não há reação popular, pq o povo basco não quer se separar.

Sou contra a separação, pq se pensarmos assim qq região com alguma diferença do resto do país poderá se separar, como é o caso do Sul do Brasil. Já há uma autonomia enorme da região basca.
A Espanha foi formada por diferentes etnias e línguas, como o basco, o galego, o castellano (espanhol clássico)...

Outra coisa: explodir bombas nas ruas (terrorismo) é um péssimo cartaz pra qq causa.
O q tremos no caso do ETA é como vc disse, uma minoria se escudando num povo, projetando uma voz q não tem aceitação popular.

Trying to learn a little of this language before my next visit to brazil.

Postar um comentário

Perfil

  • Meu nome é Bruno. Ou bruN0. Você escolhe.
  • Sou de Fortaleza. Orgulhoso disso, aliás.
  • Gosto de: algo. Talvez mulheres, boa música, amigos e família respondam. Bem fácil de saber.
  • Odeio: verdura. Talvez luzinhas de natal e Dream Theater. E intolerância, sob qualquer aspecto.
  • Quer me ver sorrir? Não. Meu sorriso não é agradável a tal ponto.
  • Quer me ver rosnar? Se você latir e não bater com tanta força, ficaria divertido.
  • Um bom motivo para me conhecer: não sei. Eu é quem preciso conhecer novas pessoas, oras!
Perfil no Blogger.